Vivitar Ultra wide & slim

Foi em Outubro de 2007 que encomendei a minha Vivitar ULTRA Wide & Slim pelo Ebay! Comprei-a ao vendedor vivcamman, e custou-me, apenas, cerca de 10euros, já com portes incluídos! A compra realizou-se sem nenhum problema. Paguei por MBNET associado ao PAYPAL, e passados 3 dias úteis, o embrulho chegou a casa, bem empacotado e sem mossas.
A máquina era o que eu esperava! bastante compacta; 100mm x 60mm x 28mm. Leve, pois não podia deixar de ser, visto que é inteiramente construída em plástico, inclusive a lente! E sem complicações. É uma verdadeira “point & shoot” de construção duvidosa!
O que caracteriza esta máquina de tão especial, é a lente plástica wide de 22mm, Com uma abertura de f/11 e com uma velocidade de 1/125! O que não é nada habitual encontrar neste segmento de preço! E como é uma máquina assim tão única, as fotografias que dela saem tornam-se também bastante peculiares, muito ao jeito da lomográfia! Tal é, que já lhe chamam de “poor man’s lomo”.
Já uso está Vivitar Ultra wide & slim a alguns meses, de forma regular! E não tive problemas com ela, convém evitar os filmes de 36 exposições, e ficar apenas pelas 24! Limpar regularmente a pequena lente! E para evitar arranhadelas, é tentar andar com ela guardada dentro de uma daquelas bolsas de óculos. É o que eu faço.
OK!! As características funcionais são bastante limitadas! Apenas uma velocidade; não existe flash; abertura baixa, etc. No entanto, existem umas modificações interessantes que se podem fazer! E posso confirmar, que para além de funcionarem, são fáceis de efectuar. Veja aqui: Vivitar Ultra Wide & Slim Multi-Exposure and “B” Mod!

A primeira coisa que eu fiz quando desempacotei a minha, foi modifica-la! E ainda bem que o fiz, tudo correu como previsto e assim já posso usar o “Bulb” e “multi-exposição”. São mais duas funções de “peso”, que alargam as possibilidades criativas.

aqui fica umas fotos do “Bulb” + “Multi” mod!

Vivitar Ultra Wide & Slim - photography

Vivitar Ultra Wide & Slim - bulb mod

para mais informações e fotos: http://blog.flickr.com/en/2007/09/05/vivitar-ultra-wide-slim/

2 Comments

  1. Sonia Barreto

    Não entendi como você fez a modificação, o link do tutorial já está quebrado! =/

  2. Olá Sonia! este link está a funcionar: http://alspix.blog.co.uk/2007/04/07/vivitar_ultra_wide_aamp_slim_multi_expos~2051698/ ..mas de qualquer forma, da uma vista de olhos para o mail que te enviei.
    Boa Sorte

Leave a Reply